25 de novembro de 2007

Porto regressa ás vitórias

Liga 2007/08, 11ª jornada25 de Novembro de 2007Estádio do Dragão, no PortoAssistência: 37.309 espectadores
Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco)Assistentes: Luís Tavares e Valter Oliveira4º Árbitro: Ângelo Correia


Não houve tempo para pensar nos danos que a aproximação do Benfica, concretizada no dia anterior em Coimbra, poderia gerar neste FC Porto. Uma equipa tocada por dois empates consecutivos marcou logo aos cinco minutos e resolveu depressa um problema: que nível de stress poderia gerar o prolongar da igualdade diante da outra equipa ainda invicta no campeonato.

O jogo haveria de ser mais tranquilo do que o esperado e mais tarde se saberia que foi sem aparente dificuldade que os portistas mantiveram a distância de quatro pontos a seis dias de jogar com o Benfica.

A liderança do FC Porto, que já dura desde 28 de Novembro de 2005, vai ultrapassar o primeiro dia de Dezembro de 2007. O golo de Lisandro, mais um de pé esquerdo, esvaziou o primeiro receio portista e, estranhamente, não encheu o Setúbal. Nem em desvantagem os sadinos deixaram de acreditar que não bastava preencher bem os espaços. Até que estavam bem distribuídos no campo, quase sempre na metade defensiva, mas sempre incapazes de estender um jogo que o FC Porto foi mantendo sempre perto da área de Eduardo.

Ora, portistas perto da baliza contrária significa, habitualmente, perigo e foi isso que sucedeu ao ponto do resultado de 1-0 parecer pouco ao intervalo. Nesse período foram contabilizados cinco lances de perigo criados por um FC Porto diferente na forma e no conteúdo. Entrou Pedro Emanuel e Cech, mas também inverteu-se o triângulo do meio-campo, com Raul Meireles a ficar quase em linha com Paulo Assunção e Lucho a avançar para as costas do trio de ataque. Aliás, foi essa maior proximidade do argentino à área adversária que esteve no início do lance que Lisandro concluiu para abrir o marcador.
O que resta da primeira parte, com sequelas na segunda metade, são os momentos em que o FC Porto parece ficar em stand-by. Repousa com um golo no colo e fica à espera que, em desvantagem, o adversário seja mais afoito e abra espaços na sua defesa. Com o Setúbal podia ter esperado sentado. Só que, desta feita, ao imobilismo sadino respondeu o FC Porto com uma segunda parte melhor, numa rotação superior aos 45 minutos iniciais. O que constitui uma novidade, porque sabe-se como, regra geral, a etapa complementar é o lado B do líder do campeonato. A falta de pontaria foi adiando a justiça, porque se a vitória nunca esteve em causa, o volume do marcador pareceu estar sempre aquém da produção. Mais uma mão-cheia de boas oportunidades até que Quaresma matou a pontapé o fantasma da Reboleira e a pressão do Benfica. Dois em um, com um golo fantástico e um género de "punch line" da boa exibição de Quaresma e da equipa.
Como esteve Quaresma:
A ESTRELA: Quaresma (4)
Bater até furar faz sentido na cabeça de Quaresma. Ele insiste, mesmo quando há mais assobios do que aplausos nas decisões que toma. Tenta uma, duas, três vezes e não desiste. Se o remate não sai bem - e não saiu algumas vezes - tenta a letra ou a trivela. Deslizar em cima da bola, deixando dois pelo caminho, foi coisa que também fez. Depois, bem, depois houve aquele golo. Um remate seco e colocado de fora da área, que vergou o público. Quaresma ganhou outra vez.
Mais Futebol
Ricardo Quaresma Andava farto das críticas e este seria um dos jogos com menor grau de exigência sobre o extremo. Tinha dois compromissos da selecção nacional nas pernas e estava em risco para o clássico com o Benfica, com quatro cartolinas amarelas na folha disciplinar. Jesualdo Ferreira não abdicou de Quaresma e este, depois de um início tranquilo, acabou por entusiasmar-se com o seu próprio futebol incomparável. Teve pormenores deliciosos ao longo do encontro e agitou o Dragão com um pontapé soberbo, ao ângulo da baliza de Eduardo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ele quando quer consegue tornar-se num jogador perfeito...
grande golo, grande exibiçao...
GRANDE JOGADOR!!!

Anônimo disse...

ricardo quaresma será sempre o nosso motivo de orgulho :'D
amo.o «'3

beijinho