9 de setembro de 2007

Portugal empata com a Polonia !


Portugal sofreu ontem os primeiros golos em casa na fase de apuramento para o Euro’2008 e cedeu um empate comprometedor. Dois golos da Polónia, um abrir a primeira parte, outro a fechar o jogo, deixam Portugal numa posição delicada.


Portugal percebeu que o apuramento estava em perigo e mudou totalmente de atitude após o intervalo. Mais rápidos, com boa circulação de bola e excelentes movimentações, os portugueses encostaram os polacos às cordas e o empate surgiu com naturalidade por Maniche, depois de mais um excelente movimento ofensivo de Nuno Gomes. O ponta-de-lança estava em bom plano, mas seria sacrificado aos 68’, altura em que foi substituído por Quaresma. O extremo do FC Porto foi posicionar-se na direita, passando Simão para a esquerda, enquanto Cristiano Ronaldo foi para a área. Uma alteração que resultou em pleno, pois aos 73’ o número 17 português colocou em vantagem, marcando o seu sétimo golo nesta fase de apuramento.

Como Jogou Quaresma:
Nota 3 ( Jornal O Jogo)
Com a entrada do extremo, Portugal ganhou outra vida. O cigano não tardou muito em começar a colocar à roda a cabeça dos defesas polacos e o melhor exemplo foi a brilhante jogada que protagonizou no lance que permitiu a Ronaldo colocar a Selecção Nacional em vantagem. Aos 78’ colocou primorosamente a bola na cabeça de Cristiano Ronaldo, mas o remate deste foi muito torto.

Quaresma ( Do Mais Futebol)
Aos 69 entrou em campo, aos 73 trocou os olhos a dois polacos antes de cruzar, em movimento contranatura, para Simão tentar um assistência estranha e Ronaldo aproveitar a recarga para fazer o 2-1. Desta vez, Quaresma nem precisou da «trivela» para criar um golo. Bastou-lhe usar o pé que estava mais perto da bola, o esquerdo, para oferecê-la a um companheiro. Com o jogo partido, foi o principal incendiário do ataque, agora aproveitando o imenso espaço que a proximidade de derrota criara no adversário. Excelente o trabalho que, aos 79 minutos, por pouco não valia o «bis» a Ronaldo. Desta vez de cabeça.



2 comentários:

LEÃO DA ESTRELA disse...

Antigamente, a RTP tinha o Gabriel Alves e as suas tiradas sem qualquer sentido. Agora tem uns rapazes que acham que percebem muito de futebol. Quando Scolari trocou o ineficaz Nuno Gomes por Ricardo Quaresma, António Tadeia, em vez explicar como é que Portugal iria jogar, comentou: "É estranho!". Poucos minutos depois, Quaresma inventava um cruzamento num lance de génio e Cristiano Ronaldo marcava um golo de execução técnica primorosa. Daria a vitória por 2-1, não fosse, depois, o auto-golo de Ricardo... Entretanto, os rapazes da RTP continuavam a dar palpites: "Cristiano Ronaldo tem de treinar mais como ponta-de-lança...". Já não há pachorra. Na próxima, o melhor é fazer como Artur Jorge: desligar o som da televisão e ouvir música clássica.

Anônimo disse...

Portugal não podia ter se deixado empatar daquela maneira, foi azar ? se calhar sim

Já agora desde que o Quaresma entrou que se notou qualquer coisa melhor da selecção o que nao se percebe é porque tanto tempo para se realizar a substituição deve ser porque estavamos a ganhar ?

Scolari á qualquer coisa que tem de mudar...